O artigo do August Article Bounty sobre Global Masters, e um dos tópicos propostos me pareceu bastante interessante para uso futuro em minhas aulas. Então, é isso que eu gostaria de dizer aos meus alunos sobre tabelas no IRIS e como elas se correlacionam com o modelo de objeto.
Primeiro, o InterSystems IRIS possui um modelo de dados unificado. Isso significa que, ao trabalhar com dados, você não está preso a um único paradigma. Os mesmos dados podem ser acessados e manipulados como uma tabela SQL tradicional, como um objeto nativo, ou até mesmo como um array multidimensional (um global). Isso significa que, ao criar uma tabela SQL, o IRIS cria automaticamente uma classe de objeto correspondente. Ao definir uma classe de objeto, o IRIS a torna automaticamente disponível como uma tabela SQL. Os dados em si são armazenados apenas uma vez no eficiente motor de armazenamento multidimensional do IRIS. O motor SQL e o motor de objeto são simplesmente diferentes "lentes" para visualizar e trabalhar com os mesmos dados.
Primeiro, vamos ver a correlação entre o modelo relacional e o modelo de objeto:
Nem sempre é uma correlação de 1:1, já que você pode ter várias tabelas representando uma classe, por exemplo. Mas é uma regra geral.