Artigo
· Out. 16 2min de leitura

configuração do recurso de Python Flexível em Tempo de Execução no IRIS 2024.2

Olá Comunidade,

Este artigo tem como objetivo guiá-lo pelo processo de configuração e utilização do recurso Python Runtime Flexível para Python embutido. Antes da versão 2024.2, o instalador do InterSystems IRIS incluía uma versão pré-instalada do Python. Você pode encontrar as bibliotecas Python e os arquivos de aplicação localizados no diretório \lib\python dentro da sua pasta de instalação do IRIS (por exemplo, C:\InterSystems\IRIS20242\lib\python).

No entanto, a partir da versão 2024.2, o instalador do IRIS não mais inclui a instalação do Python por padrão. Consequentemente, você não encontrará esses arquivos no diretório mencionado. É necessário que você instale a versão necessária do Python para trabalhar eficazmente com Python embutido no IRIS.

Vamos proceder à configuração do recurso runtime flexível dentro do meu ambiente IRIS.

Eu instalei a versão comunitária 2024.2 na minha máquina e tentei conectar o shell python imediatamente no terminal IRIS.

USER>Write $ZV
IRIS for Windows (x86-64) 2024.2 (Build 247U) Tue Jul 16 2024 09:57:03 EDT
USER>Do $SYSTEM.Python.Shell()
ERROR #5002: ObjectScript error: <OBJECT DISPATCH>Shell+16^%SYS.Python.1 *Failed to Load Python: Check documentation and messages.log, Check CPF parameters:[PythonRuntimeLibrary,PythonRuntimeLibraryVersion], Check sys.path setup in: $INSTANCE/lib/python/iris_site.py.

Ele lança um erro devido à configuração ausente dos valores PythonRuntimeLibrary  e PythonRuntimeLibraryVersion (nota: eu já defini a versão PythonRuntimeLibraryVersion)

Agora, eu já instalei o python 3.12.5 no meu sistema e configurei os valores nas configurações.

PythonRuntimeLibrary  - “C:\Program Files\Python312\python3.dll”
PythonRuntimeLibraryVersion - 3.12

Depois de configurado, executei o Do $SYSTEM.Python.Shell() novamente e consegui entrar no shell Python com sucesso.

Observação: O recurso de tempo de execução flexível do Python, de acordo com a documentação, não é suportado para todos os sistemas operacionais.

Discussão (0)1
Entre ou crie uma conta para continuar